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Algumas dicas para ter uma direção econômica O consumo de combustível de um caminhão, por mais moderno e bem equipado que este seja, é fortemente influenciado pela forma com que o veículo é conduzido. Testes feitos com motoristas diferentes dirigindo um mesmo caminhão comprovaram que o consumo pode variar em até 30% dependendo apenas da forma como o caminhão é dirigido. Veja a seguir algumas regras de direção econômica que contribuem para obtenção de melhores resultados de consumo. Caminhão Parado Não deixe o motor do seu caminhão funcionando em marcha lenta por longos períodos. Ao parar para abastecer, fazer um lanche ou em grandes congestionamentos, desligue sempre o motor. Agindo desta maneira, você economiza diesel e reduz o desgaste do motor. Caminhão em Movimento Não ande na "banguela", ou seja, em ponto morto. É mais econômico e seguro usar o freio motor, porque, quando acionado, evita a passagem de combustível, consumindo menos diesel do que em marcha lenta,sem contar que na banguela corre risco de danificar a CAIXA DE CAMBIO,pois a lubrificação fica precaria e a diferença de rotação entre a prize e o eixo secundario é muito grande prejudicando o rolamento interno prize. Solte a embreagem com suavidade e não dirija com o pé sobre o pedal. O mau uso faz a embreagem trepidar e patinar, prejudicando o desempenho do motor. Mantenha a rotação do motor na faixa verde do conta-giros e troque de marcha sempre que houver necessidade. Quando o motor opera na faixa vermelha, o consumo aumenta muito e seu desgaste é maior. Não acelere entre a passagem de marchas porque é o mesmo que acelerar em ponto morto. Não traz nenhuma vantagem e só desperdiça combustível. Não ultrapasse o limite legal de velocidade máxima. Vistoriando seu caminhão e equipamentos Se cautela e canja de galinha não fazem mal à ninguém, na estrada, o ditado é essencial para a boa saúde da viagem. Antes de sair para o asfalto, vale a pena você dar uma geral no bruto, nos seus equipamentos e na documentação necessária. Comece verificando se o motor de partida, freios, lanternas e faróis, buzina e limpador de pára-brisa estão funcionando bem. Veja também se os pneus - inclusive estepe -, espelhos retrovisores e cintos de segurança estão em bom estado. Confira, agora, se os extintores estão carregados e se lá estão, também, o triângulo de segurança, o macaco e ferramentas obrigatórias, o abafador de chama, pá e enxada, o kit de emergência, painel de segurança e rótulo de risco. Importante também verificar se você está levando as placas auto-portantes "Perigo Afaste-se", rolo de corda ou fita com 50 m para isolamento de área, lanterna com 2 ou 3 pilhas, calço de madeira, cones, caixa de primeiros socorros, fichas ou cartão telefônico. Pneus: mantenha corretamente calibrados Pneu vazio aumenta o consumo de diesel e acelera o desgaste da banda de rodagem. Muito cheio, aumenta o desgaste do centro da banda de rodagem e o risco de cortes. O maior consumo gera mais poluição. O desgaste excessivo gera descarte antecipado do pneu, sobrecarregando o meio ambiente e o bolso. Previna-se contra crimes nas estradas Pneu vazio aumenta o consumo de diesel e acelera o desgaste da banda de rodagem. Muito cheio, aumenta o desgaste do centro da banda de rodagem e o risco de cortes. O maior consumo gera mais poluição. O desgaste excessivo gera descarte antecipado do pneu, sobrecarregando o meio ambiente e o bolso. |
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